PRIME RELÓGIOS IMPORTADOS | ENTREGA GRÁTIS EM TODO BRASIL | 4X SEM JUROS
PRIME RELÓGIOS IMPORTADOS | ENTREGA GRÁTIS EM TODO BRASIL | 4X SEM JUROS

Quartzo x Automáticos

Movimento de Quartzo

 

Como o nome sugere, um movimento de quartzo envolve um cristal de quartzo. Não do tipo com poderes, mas há um pouco de mágica em como o movimento acontece. O mais importante a lembrar aqui é que este é um movimento eletrônico, e não mecânico, como um automático ou manual. A bateria, portanto, é essencial para todos os movimentos de quartzo. A bateria envia uma pequena carga elétrica ao cristal de quartzo, que vibra 32.768 vezes por segundo. Dividindo eletronicamente esse número em pares, até chegar a 1, o ponteiro de segundos então se move a cada segundo. Esse processo é repetido para todos os movimentos do ponteiro de segundos. Então, da próxima vez que você olhar seu relógio, saiba que, a cada segundo, 32 mil vibrações estão acontecendo em seu relógio de quartzo! Esses movimentos são de grande valia e geralmente utilizados para relógios menores ou femininos.

Vantagens
O relógio pode ser menor, já que o movimento é eletrônico.
Preciso e consistente em manter o tempo, já que não há ajuste de partes móveis.
Representa bom valor, já que requer pouca manutenção, ao contrário dos movimentos mecânicos.
A maioria dos relógios do mercado têm movimentos de quartzo.
Desvantagens
Você precisa se lembrar de trocar a bateria quando acabar. Geralmente, de 2 a 3 anos.
Raramente tem o mesmo prestígio que um movimento automático, e as maiores marcas tendem a não utilizar movimentos de quartzo, por medo de desvalorizar a imagem da empresa.
Passível de atrasar alguns segundos devido à variação de temperatura e outras.

Movimento Automático

 

Um relógio automático ou mecânico é geralmente um relógio com movimento manual. Tenha em mente que por volta do século XV, os primeiros relojoeiros puderam criar partes pequenas o suficiente para criar relógios pessoais. Aqui, temos engrenagens, molas e joias que trabalham juntas em pura harmonia para mostrar as horas.

Por exemplo, o movimento de um Rolex dos dias de hoje bate 28.800 vezes por hora. Essa é uma maravilha da engenharia, mesmo 20 a 30 anos atrás. Muitas pessoas assemelham esses movimentos aos de um carro. O movimento do relógio ajusta de acordo com a temperatura, movimentos cinéticos e posicionamento, além de manter o tempo com excelência. A maioria dos cronômetros desta categoria é difícil de fazer e, portanto, tem muito prestígio também. É perfeito para um primeiro relógio sério de um dos melhores nomes da relojoaria.

Vantagens
Algumas das melhores marcas usam exclusivamente movimentos automáticos.
Alimentado por movimentos cinéticos, como o mexer dos braços ou um processo de corda manual torna-o interessante e divertido de usar.
É uma forma mais tradicional da relojoaria e conhecedores apreciam essa funcionalidade e herança da relojoaria.
Alguns movimentos são mostrados com caixas esqueleto, que são um fabuloso detalhe.
Desvantagens
Como muitos movimentos automáticos e manuais são alimentados por uma mola com reserva de bateria, se você não usar esse relógio com frequência, o movimento irá parar completamente. Pode ser frustrante se você se esquecer de usar seu relógio por alguns dias e, quando for usá-lo, perceber que parou de funcionar, tendo que dar corda manualmente no relógio, ajustar as horas e, em alguns casos, a data.
A manutenção pode ser bem cara. Lembre-se de que é como fazer manutenção em um carro com todas as partes em movimento. No momento de escrita deste artigo, a manutenção de um Rolex é de 600 libras e é recomendada a cada 3 a 5 anos em modelos mais antigos, sendo que os mais novos podem levar até 10 anos sem apresentar problemas. Todas as fábricas têm suas próprias diretrizes e pode ser que seja tema de outro artigo no futuro.